Bee Girl

sábado, abril 29, 2006

It's evolution, baby!

Mudei os planos. Não vou escrever sobre amor como havia prometido. A semana esteve mais ao lado de outros sentimentos como raiva e indignação.
Diante de algumas coisas que aconteceram essa semana, eu vou falar mais uma vez de política. Sempre estive nesse meio. Por mais que tentasse me afastar. Mas como tenho um pai que adora discutir sobre o cenário político eu não tenho escapatória. Política me deixa extremamente frustrada. Especialmente nos dias de hoje. Diariamente, são noticiados casos de corrupção envolvendo políticos. Aqueles em que a população acreditou e confiou. No entanto, somos enganados a todo instante. Apenas nos falta um nariz de palhaço. Não que seja difícil encontrar um nariz vermelho na primeira barraca de camelô. Alias, barracas de camelô é o que mais tem neste país, de mais de 100 milhões de desempregados. Ao contrario do que dizia Mario de Andrade em sua obra-prima Macunaíma, o brasileiro não é preguiçoso. O povo brasileiro não. O trabalhador honesto, chefe de família, não! Agora, acredito que a classificação de preguiçoso caiba mais aos nossos políticos. Isso sim!

É a evolução, baby! Sim é a evolução de um mundo que esta se tornando caótico. Estamos nos destruindo. Será que não percebemos ainda? Basta jogar um papel de bala na rua para aumentar o problema da poluição ambiental, que desencadeia inconvenientes como entupimento das bocas de lobo, que logo em seguida, em uma chuva torrencial, se transforma em grandes alagamentos e milhares de famílias desabrigadas.
A evolução do mundo esta desordenada e completamente fora de controle. Como no clipe da música Do The Evolution do Pearl Jam, o que importa é o enriquecimento e o status. Não importa como se chegará lá. Não importa se para isso seja necessário passar por cima de qualquer coisa. Até dos próprios familiares. As cifras estão ocupando o lugar de valores éticos e morais.

O Feirão de Imóveis da Caixa Econômica Federal foi amplamente divulgado. Diferentemente do que aconteceu no ano passado. Se o Governo utilizasse um pouco de lógica e bom senso realizaria o evento em um local mais amplo. Mas aconteceu totalmente ao contrario. Hoje presenciei a maior falta de respeito com as pessoas que estavam ali, apenas com uma esperança de conseguir adquirir a tão sonhada casa própria. O que vi foi extremamente revoltante. Uma fila enorme que dobrava quarteirões. As pessoas se amontoavam. Andavam, andavam e nunca encontravam o final da fila. Reclamei com algumas pessoas, organizadoras do evento e eles simplesmente riram da minha cara. Não sei dizer, se a escolha do local foi determinada pelo próprio Governo ou pela empresa organizadora do evento, que não foi divulgada. Pesquisei e não consegui saber. Agora falar que o Governo é o primeiro a tomar iniciativa e implantar um projeto como esse, que dá oportunidade ao povo de adquirir um imóvel próprio, não significa que não seja necessário reclamar. Não era necessário fazer com que as pessoas se amontoassem para entrar no evento, afinal, era gratuito. A fila tumultuou mais do que organizou. Precisamos reclamar do que está errado sim! A iniciativa é ótima, claro que é! Mas o desrespeito foi totalmente desnecessário. Como tudo que acontece no Palácio do Planalto foi uma desorganização completa. Realmente não esperava. Decepção e muito nervoso!

Tenho certeza absoluta de uma coisa: não vou me conformar nunca do que me é imposto. Se for preciso me arriscar, eu me arriscarei. Meu tio diz que ser Jornalista é perigoso, pois somos perseguidos. Então eu serei um desses jornalistas. Se eu tiver a oportunidade de falar o que penso e o que sinto, eu o farei! Não me calarei. Morrer, eu vou morrer mesmo. Mas quero deixar este mundo com alguma mensagem positiva. Não quero ser mais que alguém, mas quero fazer a diferença!

Para complementar o texto, abaixo a letra da música Do the Evolution, que está no ótimo e esplêndido álbum Yield de 1998.

I'm ahead, I'm the man
I'm the first mammal to wear pants, yeah
I'm at peace with my lust
I can kill 'cause in god I trust, yeah
It's evolution, baby
I'm a beast,
I'm the man
Having stocks on the day of the crash
On the loose, I'm a truck
All the rolling hills
I'll flatten them out, yeah
It's herd behavior, uh huh
It's evolution, baby
Admire me, admire my home
Admire my son, he's my clone
Yeah, yeah, yeah, yeah
This land is mine, this land is free
I'll do what i want yet irresponsibly
It's evolution, baby
I'm a thief, I'm a liar
There's my church
I sing in the choir:
Hallelujah, hallelujah
Admire me, admire my home
Admire my song, admire my clothes
'Cause we know appetite for a nightly feast
Those ignorant indians got nothing on me
Nothing, why?
Because, it's evolution, baby!
I am ahead, I am advanced
I am the first mammal to make plans, yeah
I crawled the Earth, but now I'm higher
Twenty-ten, watch it go to fire
It's evolution, baby
It's evolution baby
Do the evolution
Come on
Come on
Come on