Bee Girl

quarta-feira, novembro 14, 2007

Cidadania

A viagem da minha casa até ao trabalho de Metro já me proporcionou muitas reflexões.

Hoje, aconteceu algo que realmente me incomodou e fez com que meu sangue fervessev de tanta raiva que eu senti.

Duas garotas da muinha idade, mais que saudáveis, com disposição, sentaram-se nos bancos cinzas. Estes são destinados a pessoas portadoras de deficiência, idosos, grávidas, etc. Na outra estação, um senhor de cabelos brancos entrou e ficou de pé ao lado dos bancos esperando que uma das duas folgadas levantasse para que ele pudesse sentar-se. Em vão. Incrivelmente, as duas sentiram um sono súbito, fecharam os olhos e começaram a dormir! Não é incrível?!

Eu fiquei pasma com a cara de pau das duas. Todos olhavam perplexos com a falta de respeito. E o pior: de vez em quando, as duas ainda abriam os olhos, olhavam para o senhor, e voltavam a dormir! Não é demais?

Fico pensando como ainda existem pessoas sem educação, sem princípios. Não dá pra acreditar. Não sabem o que é ser cidadão. Estão longe de cobrar resultados de seus governantes, estão longe de votar conscientemente.
Há algum tempo, o Metro anuncia a seguinte mensagem: “Os assentos de cor cinza são de uso preferencial e é garantido por Lei. Seja cidadão, respeite este direito.” Ótima iniciativa. Mas, ao que parece não tem obtido resultados.

O que eu fiz? Entrei no site do Metro e escrevi um email para eles. Relatei o que aconteceu e pedi para que divulguem cada vez mais essas mensagens. Acredito que o processo de conscientização e educação é lento, mas com tempo e persistência, é possível modificar a postura e atitude das pessoas.

Exerça sua cidadania, cobre do Governo, cobre do seu semelhante. Faça também alguma coisa!

See Ya!