Bee Girl

domingo, julho 23, 2006

“Mãe, no céu tem comida?”

Essas foram as últimas palavras de mais um garoto que passa fome no sertão nordestino.
Para algumas pessoas essa frase funciona como uma facada no peito, tamanha a dor que causa ao coração. Mas para outros, não faz diferença alguma, pois, o sofrimento alheio não toca o coração.
Essa notícia foi veiculada na Rádio Globo no programa de Laércio Maciel, na manhã de sexta-feira. Minha mãe é ouvinte desse programa, e ficou aos prantos quando ouviu essa história. O garoto, nos braços de sua mãe, agonizando porque não tinha o que comer, perguntou à mãe se no céu teria comida. E logo em seguida, faleceu. Mais um cidadão brasileiro que morreu de fome em um país de terras abundantes, solo fértil e com mãos pra plantar.
É revoltante ouvir uma notícia dessa e logo em seguida, ser informada de que o nosso Excelentíssimo Senhor Presidente da República se diz consternado com a situação da Indonésia. A situação do país é complicada sim, e merece ajuda de todas as nações. Mas acredito que em primeiro lugar, o Senhor Presidente deveria cuidar do nosso país, do nosso povo sofredor, que não tem trabalho, não tem acesso a saúde, educação e alimentação.
Eu chorei e fiquei alguns minutos pensando, imobilizada. Não consegui acreditar que aquilo era verdade. Meu coração ficou partido. E logo agradeci a Deus por estar viva e ter a oportunidade de me alimentar 3 vezes ao dia e muito mais.
Aonde pretendemos chegar com tudo isso? Com essa ganância de poder, dinheiro e status? O final que eu vejo é a morte. É o fim dos tempos. A raça humana está se matando. Não seremos abolidos do planeta por conta de intervenções divinas ou malignas. E sim por nossas próprias ações. Começa pela destruição do meio ambiente, pela exploração insustentável de bens naturais, como água, petróleo, madeira, entre tantos outros. Aliado a isso, destruição de famílias para conquistar mais dinheiro e poder. Para se alcançar o objetivo, vale até matar os próprios pais, como Suzane Richthofen.
Desde criança eu tento entender porque o dinheiro é tão importante e qual a razão para tanto egoísmo. Até agora, não cheguei a nenhuma conclusão. E acredito que morrerei com isso em minha mente.
Eu gostaria de ter esperança de que um dia tudo isso vai acabar. Que as pessoas se amaram e viveram em paz, respeitando-se e admirando as diferenças de cada um. Que viveremos em um mundo alegre e harmonia. Mas sei que isso não será possível, pois, o dinheiro tornou-se uma arma mortal, infalível para destruir tudo e qualquer coisa. Mas acredito no amor de Deus. Que ele protege e ilumina as pessoas de bem. E que o bem sempre vencerá o mal. Até o fim. Até a morte.
O amor vale muito mais